top of page
Fundo Cor a Ser.png

Habitação colaborativa

Ter uma população mais idosa é uma conquista maravilhosa para uma sociedade, embora coloque grandes desafios e oportunidades. O aumento dos gastos em saúde e previdência social, a mudança na dinâmica familiar e no mercado de trabalho, além da necessidade de políticas públicas específicas para idosos, com programas de saúde, assistência social e a criação de espaços e atividades para os idosos se envolverem com a comunidade e se manterem ativos, são alguns dos principais efeitos desse processo.

Com a expectativa de vida cada vez maior, é necessário que estejamos preparados para essa nova dinâmica, visando garantir a qualidade de vida dos idosos e um envelhecimento saudável e digno. Não se trata apenas de viver mais, mas de viver melhor.

Viver em comunidade é uma alternativa à solidão e ao isolamento que afetam as pessoas idosas. Estudos sobre qualidade de vida no envelhecimento mostram que o fator mais importante para a saúde integral são as conexões humanas de cooperação, amizade e confiança. As pessoas que vivem em comunidade podem contar umas com as outras, sentindo que estão amparadas pelas demais.

O sistema de cohousing, ou habitação colaborativa, modelo de moradia onde as pessoas convivem entre si, criam laços de cooperação e apoio mútuo, surge como uma ótima resposta a essas questões.

Vários são os benefícios sociais, econômicos e ambientais da habitação colaborativa:

  • Proporciona uma abordagem comunitária, altamente funcional e participativa, num processo de autogestão que estimula seus membros a serem pessoas capazes, proativas e colaborativas umas com as outras. 

  • O compartilhamento de atividades e custos tornam os orçamentos mais viáveis do que quando feitos individualmente.

  • Proporciona maior convívio com a natureza e o uso responsável dos recursos naturais e energéticos.

 

As iniciativas de cohousing não são isoladas da comunidade em geral, compartilhando seus valores e cuidados com o meio ambiente com o bairro, vila ou cidade nos quais estão inseridas.

Se você tem interesse em colaborar com nosso projeto entre em contato.

bottom of page